segunda-feira, 16 de abril de 2012

Os loucos anos 20

Se tem uma década que foi agitada em termos de cultura e comportamento, essa década foi sem dúvida a de 1920, que acabou entrando pra história como "os loucos anos 20". Nessa época, a primeira Guerra Mundial estava acabando (mais precisamente em 1918) e muitas mulheres precisavam trabalhar, daí então veio a necessidade de roupas práticas. O luxo, glamour e colorido de décadas anteriores se perdera, mas nem por isso a moda dessa década deixou de ter o seu encanto. Prova disso é que muitos anos depois, os anos 20 continua servindo de inspiração no vestuário e no inverno de 2012, ela é uma das grandes apostas! Mas como sair por aí sem parecer uma melindrosa perdida no tempo? Existem muuuuitas maneiras de usar as referências da década!
Cintura baixa
Talvez a característica mais marcante da década em termos de vestuário. Essa referência apareceu em vários desfiles nacionais da temporada de inverno 2012.

Veludo Molhado
A Animale trouxe uma coleção cheia de conjuntinhos com o tecido e eu já tenho visto em várias vitrines por aí com peças nesse tecido.

Plissados/pregas
Nos anos 20, as saias ganharam pregas e plissados dando um ar mais feminino ainda às peças!
 
Franjas
Tem como falar de franjas nos anos 20 sem lembrar das famosas melindrosas? Impossível, né?! Naquela década elas vinham em vestidos, hoje as franjas são vistas em shorts, blusas, jaquetas...

Pérolas
Que pérolas são um clássico, isso ninguém discute. Nos anos 20, o que se via eram colares e pulseiras de pérolas, dos mais simples aos mais exagerados. 

Insetos
Sim, eu disse insetos! Os acessórios com detalhes de insetos até podem parecer estranhos, mas é uma tendência forte que está voltando!

Sapatos
Sapatos estilo boneca (Mary Jane) eram os usados em 1920. Dá pra fazer looks moderninhos, mas com uma pitada romântica que esse tipo de sapato tem.

A década de 1920 foi riquíssima no quesito moda e as referências não param por aí. Além de todas que eu citei, ainda temos os decotes nas costas, as pernas de fora (que antes nem se usava), laços, bordado, pedrarias, apliques de rendas, plumas, ícones do art nouveau... se eu fosse citar todas, o post iria ficar imenso... mas quem sabe num outro post eu não falo sobre essas outras referências?

Beeeijo

5 comentários:

  1. Gostei dos looks ^^

    Beijos,
    http://placestyle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Veludo molhado é o que há! haha Adorei as fotos e o post, super legal!

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Déa suuuper completo seu post! Muito sucinto, adorei sua abordagem direta!
    Apesar de darem certa ênfase esse ano, inclusive com as franjas que chegaram com tudo, há coisas que são atemporais, como as pérolas e os sapatos de boneca. Se a saia plissada chegar mesmo vou correndo comprar a minha!
    Eu vi uma atriz usando um colar com pingente de aranha e achei tão estranho... não sabia que era tendência vintage.
    bj!

    unhaelegante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amo veludo,plissado,franjas,adorei os looks

    Bjoss
    http://manequimdeestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. lindo posti!amo essa década tbm,as fotos ficaram otimas.
    bjos!

    ResponderExcluir