quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tendência: Camafeu

Dando uma circulada pelos shoppings e lojas de rua da cidade tenho visto muitos acessórios com camafeu (anéis, brincos, colares, broches). Então resolvi buscar na internet se essa é uma tendência pros acessórios nessa temporada de outono/inverno. A única coisa que encontrei, é que eles estão voltando por causa da tendências das bijous vintage. Fiquei também curiosa pra saber da história dele, então vai aqui, uma breve descrição:

"Um camafeu (do francês antigo, camaheu) é uma pedra fina cinzelada de modo a formar uma figura em relevo e que comporta ou não camadas superpostas de cores diferentes. O camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C., em Alexandria, sendo utilizado em jóias e adornos para roupas. Os camafeus, produzidos a partir da ágata, do ônix, da sardônica, etc, continham imagens de deuses, deusas, cenas mitólogicas e figuras femininas. As jovens mulheres do período Helenístico usavam camafeus com a figura do deus Eros como um convite sedutor ao amor. Até o século XIX, os camafeus eram também utilizados por homens em elmos, capacetes, peitorais de armaduras e punhos de espada, bem como broches e anéis. Ao longo dos tempos, camafeus decoravam não somente jóias, como também vasos, baixelas, taças e copos. Eram bastante apreciados por nobres e pessoas ricas, entre os séculos XV e XIX. A Rainha Vitória, tendo mostrado predileção pelos camafeus, ditou moda entre as mulheres da época, que começaram a usá-los nas blusas, nos vestidos ou numa fita em volta do pescoço." 
Camafeu em brincos

Camafeu em broche

Camafeu em colares

Camafeu em anel (reconhecem essa mão? siiiim, esse é meu!)
Em Salvador já vi nas lojas Arf (aquela que tem em vários shoppings e que todos os produtos custam R$ 7,99), Riachuelo, Renner, Empório Bijux, e tem vááárias lojas virtuais quem tem muita coisa com camafeu também! Acho super lindo e mega romântico, e muito legal pra fazer looks assim, ou então pra usar em produções mais pesadas (com uma pegada rock) pra dar um ar feminino e fofo!


Beeeijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário